Vídeos da semana

Os vídeos que ficam à direita do vídeo foram alterados. Agora estão alguns trechos da carreira de Antonio Tarver , o Mason Dixon do filme "Rocky Balboa" (2006). Tarver , ex-campeão dos meio-pesados , está voltando aos poucos após derrota para Bernard Hopkins. Ele já lutou e venceu , agora quer desafiar ao título mundial novamente.
Assistam e divirtam-se!

segunda-feira, 19 de março de 2007

Duda Yankovich e a realidade do boxe Brasileiro


Escolhi o exemplo da nossa campeã mundial , a sérvia erradicada no Brasil, Duda Yankovich para abrir o blog. Como primeira postagem resolvi tomar o exemplo do que ocorreu na noite de sábado passado na cidade de São Paulo para explicar o que acontece na organização e com os eventos de boxe no nosso país.
Primeiramente a estrutura, apesar do local naum ser propriamente um ginásio, ou arena de evento esportivo, a estrutura do lugar foi bem montada , com um ringue decente, e com lugares confortáveis para os presentes, raridade em eventos nesses moldes por aqui.
Em segundo lugar , a adversaria. Tendo perdido suas últimas 6 lutas e estando rankeada em uma categoria de peso inferior à campeã , Belinda Laracuente parecia ser somente a primeira defesa, apenas para que Duda não perdesse o seu título logo na primeira vez que colocara este em jogo ( a exemplo do que ocorreu com seu treinador , Miguel de Oliveira, que ficou apenas 6 meses com o cinturão). Bom , os promotores esqueceram de avisar Belinda sobre isso, pois, quem viu a luta , viu uma lutadora disposta a dominar a campeã e colocar o cinturão na cintura ao fim do combate.
Terceiro, o incentivo ao evento. Os patrocinadores bem mostrados e uma boa trasmissão feita pela Rede Tv deram credibilidade ao evento, coisa rara de se ver por aqui.
Vamos aos fatos!!
Logo de inicio, a desafiante escreveu em um papel e assinou que era melhor tecnicamente em relação a campeã, com uma movimentação rara de se ver no boxe feminino, uma esquiva rapida e bons golpes no corpo (uma arte perdida ultimamente), Laracuente deixou a desavisada campeã da WIBA assustada. Era nítido no rosto de Duda, ela naum sabia o que fazer, prova de limitação dentro do quadrilatero. Após instruções corretas em vários rounds dadas pelo seu corner, Duda passou a ganhar um ou outro round, fazendo valer sua maior força física. Um esforço desnecessário, visto que no único round em que Duda fez o óbvio (aplicar o upper , evitando o pêndulo da adversária e acertando-a com perigo), o domínio da nossa "musa" foi claro. Era só continuar fazendo o mesmo, porém , por mais que seu corner batesse na mesma tecla,a sérvia/brasileira simplesmente naum teve percepção o suficiente pra continuar na boa estratégia. Isso me deixou preocupado, se Duda não é capaz de simplesmente continuar o que estava dando certo em uma luta contra uma adversaria de nível "B", como será contra alguém de real qualidade?
Pois bem , os rounds passaram , e única e exclusivamente devido a sua contundência superior em alguns rounds na minha contagem Duda venceu por 96-95. Mas não foi isso que se ouviu ao final do combate, dois juízes deram 98-95(vendo absurdamente 3 rounds empatados) , no outro card foi anunciado 97-94. Não foi pra menos a reclamação da porto-riquenha/norte-americana após a luta, a questão não era a derrota em si , mas sim a margem alta de diferença em uma luta equilibrada como aquela. A indignação de Belinda vinha do fato de que simplesmente se ela tivesse ganhado o ultimo, ou algum outro assalto, mesmo assim sairia derrotada, coisa que seria inaceitável. A cena da desafiante reclamando com o comentarista e ex-pugilista Sidney Dal Rovere sobre a contagem , refletiu bem sua indignação, ao final da discussão ela disse : "Da próxima vez arranjem alguém que saiba contar!!!"
Coisas do boxe nacional... Bom, ao se despedirem a desafiante pediu revanche, prontamente aceitada por Duda Yankovich, e não era pra menos, se Duda não puder reverter a situação num eventual próximo combate e passar mais facilmente por essa adversária, um desafio mais alto será uma grande queda para nossa campeã!
Resumo da Obra: Evento bem organizado em matéria de estrutura, suspeita quanto a quem realmente estava por tráz da promoção do evento (Batarelli? Bernardo? Conselho Nacional, que naum deveria fazer promoção de eventos?), e polêmica na luta final que era pra ser somente um passeio . Agora é aguardar a revanche se esta realmente acontecer, assim como a revanche entre Juan Manuel Marquez e Marco Antonio Barrera, além da revanche que não aconteceu entre Sertão e Erik Aiken, mas estes são assuntos pra uma outra hora , escrever isso não foi facil e eu estou morrendo de sono rsrsrs...
Até mais e obrigado a quem quer que tenha lido e comentado!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ae Daniel
Parabéns pela iniciativa de montar um blog com informações e opiniões num país onde a mídia não dá a devida importância à nobre arte.
Se precisar de alguma coisa, tô aí!

Mas, quanto ao texto da Duda, as observações foram muito bem feitas e fica aqui um apelo para mais "clareza" no cenário nacional de boxe. Você bateu certo na tecla da incapacidade da Duda em dominar a luta seguindo as orientações do corner...mas pelo menos conseguiu manter o cinturão!!

Aproveito o espaço para pedir uma matéria sobre os lutadores brasileiros atuais, tanto os mais conhecidos, como as jovens promessas. Se eu puder ajudar de alguma forma, é só dar um toque.

Boa sorte para o blog, e mais uma vez, parabéns pela iniciativa.
abraçao

Anônimo disse...

Parabéns Daniel, texto de primeira msm... temos q pensar em um jeito disso chegar até as pessoas para incentivar cada vez mais o boxe... vou pensar em alguma coisa... []'s e mais uma vez. parabéns!