O boxe é um esporte que envolve mais do que apenas , técnica, força , condicionamento e outros fatores. O boxe é um esporte cujas variáveis vão além do papel , além do fator técnico do atleta em si , nada é óbvio nesse esporte, por isso é fascinante. É um esporte imprevisível , lógico, são dois seres humanos enfrentando um ao outro , e isso não tem nada de previsível, a mente humana é imprevisível por si só, quanto mais em determinadas situações em que a mente é tomada pela emoção , quando o corpo é tomado pelo hormônio chamado adrenalina. Pois bem. eu , Daniel Leal, apenas ex-praticante, um garoto de 18 anos amante do esporte , sei disso. Oscar Suarez, técnico (sim, apenas técnico) de boxe , não sabe.
Popó , em sua última luta na categoria dos super-penas , apanhou durante 11 rounds consecutivos contra Jorge "La Hiena" Barrios , apanhou feio , mais do que na noite em que estou escrevendo este artigo aqui, Popó caiu , levantou e passou os onze rounds apanhando. No último segundo do 11° assalto , Popó fez uso daquela que seria a sua única arma para vencer o combate, aproveitou uma brecha e encaixou sua poderosa direita. Um Barrios tonto , com um rombo no supercílio esquerdo e totalmente atordoado, voltou ao seu corner após levantar da queda. Devido ao estado do valente adversário, Popó precisou apenas finalizar o combate , já que a sua frente havia um oponente sem condições de combate. Naquela noite , Popó estava desfocado , despreparado, mesmo assim teve CORAÇÃO e CONFIANÇA em que ele poderia vencer a luta.
Na noite de hoje, ao fim do oitavo assalto, Popó estava mal das pernas, já havia levado duas sequências ótimas do jovem campeão Juan Diaz e acabou se segurando para não cair por duas vezes. Ao chegar em seu corner , Popó acaba ouvindo de sue técnico praticamente uma indicação para desistir da luta. Perguntar à um lutador se ele quer desistir é uma demonstração pura e simples de que ele não tem competência para vencer o combate , acabaria com a confiança de qualquer um. Ponha-se no lugar de Popó , se nem seu técnico acredita em você o que eu estou fazendo em cima do ringue? Popó desiste da luta , mesmo sabendo que se à qualquer momento sua direita entrasse , ele venceria o combate. Seu treinador (esse sim treinador mesmo) Ulisses Pereira , ainda pergunta "E o seu coração cara?" , mas o técnico Oscar Suarez não sabe da existência desse fator numa luta de boxe e manda que Ulisses se cale. Atitude de falta de respeito com um profissional que trabalha junto com você! Alguém aqui ri de algum companheiro de trabalho numa reunião importante, mesmo que a opinião de seu colega seja a mais ridícula do mundo? Creio eu que não. Pois bem , Suarez fez isso e praticamente convenceu Popó que ele deveria desistir. Eu mesmo já vi Popó se recuperar de situações bem piores, mas parece que seu técnico não viu essas lutas.
Boxe é um esporte que envolve paixão , você deve levar sua mente para o ringue, sendo técnico ou lutador , e deve levar junto seu coração , sendo lutador ou técnico. Popó tem coração! Pena que seu técnico também não sabe disso.
Oscar Suarez , em nenhum momento do combate , disse "Popó levante a guarda" , claramente também não trabalhou em cima disso. Para trocar golpes com um lutador como Diaz (tática ideal já que Popó é muito mais forte) , você precisa de uma guarda melhor, e a guarda de Popó sempre foi horrível.Ai você se pergunta : "Mas Daniel, como melhorar a guarda dele se sempre foi ruim?" não sei , pergunte à Oscar Suarez, se ele conseguiu transformar o homem que venceu 29 lutas por nocaute consecutivamente num bailarino , creio que ele pode melhorar sua guarda. Popó trocando golpes com Diaz hoje , e não bailando em sua frente , teria vencido , por mais que levasse golpes , uma hora Diaz iria sucumbir ao poder de "punch" do brasileiro, pena que , mais uma vez , Oscar Suarez não sabia disso.
E ai vem a pergunta , o que raios Oscar Suarez sabia ? E eu respondo , ele sabia que não foi competente ao elaborar o plano de luta , essa era a única coisa que ele sabia! Pois bem , um técnico que não acredita no seu campeão , é apenas um técnico. Um técnico que acredita em seu campeão, é tão vencedor quanto ele , pois entre as qualidades de um campeão , estão a determinação e acreditar em seu potencial , e um técnico que passa isso pra seu lutador não é apenas um técnico, é praticamente um Pai. "Pai" com letra maiúscula , por que não é qualquer pai que aguentaria ver seu filho inchado , as vezes sangrando , tonto e praticamente morto e ainda orienta-lo para que volte e lute! Pai era Kid Jofre , esse sim não era apenas um técnico...
O mundo inteiro sabe , eu sei , você sabe , menos Popó sabe , que ele não se tornou um lutador melhor desde que largou Luiz Dórea, pelo contrário, sua essência como lutador foi destruída , sua pegada , praticamente anulada, seu talento desapareceu. Que grande técnico hein?
Como se não bastasse , nosso técnico em questão hoje, não sabe o que é coragem , ou o que é determinação, sequer e muito menos, sabe o que é CORAÇÃO!
Ele pode ser uma pessoa ótima , uma cara que se preocupa com a saíde de seu pupilo, mas não posso falar que um homem que destruiu uma direita devastadora é competente. Eu , com 18 anos e sem 1% da experiência de Popó que tem 31 , sei que ele não serve como técnico , pena que nosso campeão não percebeu isso.
Enquanto vemos um talentoso porém não pegador , Agnaldo Nunes , sendo treinado por Suarez, vemos também Dórea preparando uam legião de matadores, um exército de futuros campeões. É simples Dórea sabe sobre tudo o que eu falei aqui mais de uma vez, ele sabe como incentivar seu lutador, e pode não ser o técnico mais competente do mundo , mas foi um Pai para Popó! Sim , aquele pai com letra maiúscula.
O único lutador valente e pegador da programação de hoje que lutou em Foxwoods se chama Isaac Rodriguez, que por "coincidência" é treinado por Ulisses Pereira, aquele mesmo que queria saber aonde estava o CORAÇÃO de Popó...
Termino esse texto hoje pedindo desculpa à todos pelas minhas previsões furadas sobre o combate , tudo bem , eu mesmo me perdôo , fui ingênuo de pensar que quem entraria no ringue seria o Popó pegador e não o bailarino. Errei! Confiei que Oscar Suarez seria capaz de admitir o mesmo e pensar "Errei! " depois que Popó perdeu para Corrales, mas ele insistiu no erro, numa atitude que beira a estupidez.
Bom , mesmo sabendo que poucos irão ler , deixo aqui meu apoio à Agnaldo Nunes , com certeza um futuro campeão mundial , tem tanto talento que não precisa de seu treinador para vencer o combate ( ainda bem , pois estaria perdido). Deixo meu repúdio à Popó , que envergonhou o Brasil hoje, entrou no ringue com nossas cores, que saíram manchadas de sangue. Sua ingenuidade foi tanta , que saiu da luta pensando estar tendo uma atitude correta e com um sorriso quase bobo. E pensar que tudo isso foi culpa de uma preparação e um monte de instruções erradas de um técnico que manchou a trajetória de um campeão, pela segunda vez!
Agora vou tentar dormir, não sei se vou conseguir, creio que o homem tema do tópico com CERTEZA não irá conseguir ...
Obrigado à quem leu e comentou no blog que está chegando ao fim , as médias nas últimas matérias tem sido de 2 comentários, o blog da muito trabalho e se ninguém lê não adianta ficar aqui escrevendo . Um abraço, boa noite à todos!