Vídeos da semana

Os vídeos que ficam à direita do vídeo foram alterados. Agora estão alguns trechos da carreira de Antonio Tarver , o Mason Dixon do filme "Rocky Balboa" (2006). Tarver , ex-campeão dos meio-pesados , está voltando aos poucos após derrota para Bernard Hopkins. Ele já lutou e venceu , agora quer desafiar ao título mundial novamente.
Assistam e divirtam-se!

domingo, 29 de abril de 2007

Oscar Suarez , e a derrota de Popó.

O boxe é um esporte que envolve mais do que apenas , técnica, força , condicionamento e outros fatores. O boxe é um esporte cujas variáveis vão além do papel , além do fator técnico do atleta em si , nada é óbvio nesse esporte, por isso é fascinante. É um esporte imprevisível , lógico, são dois seres humanos enfrentando um ao outro , e isso não tem nada de previsível, a mente humana é imprevisível por si só, quanto mais em determinadas situações em que a mente é tomada pela emoção , quando o corpo é tomado pelo hormônio chamado adrenalina. Pois bem. eu , Daniel Leal, apenas ex-praticante, um garoto de 18 anos amante do esporte , sei disso. Oscar Suarez, técnico (sim, apenas técnico) de boxe , não sabe.
Popó , em sua última luta na categoria dos super-penas , apanhou durante 11 rounds consecutivos contra Jorge "La Hiena" Barrios , apanhou feio , mais do que na noite em que estou escrevendo este artigo aqui, Popó caiu , levantou e passou os onze rounds apanhando. No último segundo do 11° assalto , Popó fez uso daquela que seria a sua única arma para vencer o combate, aproveitou uma brecha e encaixou sua poderosa direita. Um Barrios tonto , com um rombo no supercílio esquerdo e totalmente atordoado, voltou ao seu corner após levantar da queda. Devido ao estado do valente adversário, Popó precisou apenas finalizar o combate , já que a sua frente havia um oponente sem condições de combate. Naquela noite , Popó estava desfocado , despreparado, mesmo assim teve CORAÇÃO e CONFIANÇA em que ele poderia vencer a luta.
Na noite de hoje, ao fim do oitavo assalto, Popó estava mal das pernas, já havia levado duas sequências ótimas do jovem campeão Juan Diaz e acabou se segurando para não cair por duas vezes. Ao chegar em seu corner , Popó acaba ouvindo de sue técnico praticamente uma indicação para desistir da luta. Perguntar à um lutador se ele quer desistir é uma demonstração pura e simples de que ele não tem competência para vencer o combate , acabaria com a confiança de qualquer um. Ponha-se no lugar de Popó , se nem seu técnico acredita em você o que eu estou fazendo em cima do ringue? Popó desiste da luta , mesmo sabendo que se à qualquer momento sua direita entrasse , ele venceria o combate. Seu treinador (esse sim treinador mesmo) Ulisses Pereira , ainda pergunta "E o seu coração cara?" , mas o técnico Oscar Suarez não sabe da existência desse fator numa luta de boxe e manda que Ulisses se cale. Atitude de falta de respeito com um profissional que trabalha junto com você! Alguém aqui ri de algum companheiro de trabalho numa reunião importante, mesmo que a opinião de seu colega seja a mais ridícula do mundo? Creio eu que não. Pois bem , Suarez fez isso e praticamente convenceu Popó que ele deveria desistir. Eu mesmo já vi Popó se recuperar de situações bem piores, mas parece que seu técnico não viu essas lutas.
Boxe é um esporte que envolve paixão , você deve levar sua mente para o ringue, sendo técnico ou lutador , e deve levar junto seu coração , sendo lutador ou técnico. Popó tem coração! Pena que seu técnico também não sabe disso.
Oscar Suarez , em nenhum momento do combate , disse "Popó levante a guarda" , claramente também não trabalhou em cima disso. Para trocar golpes com um lutador como Diaz (tática ideal já que Popó é muito mais forte) , você precisa de uma guarda melhor, e a guarda de Popó sempre foi horrível.Ai você se pergunta : "Mas Daniel, como melhorar a guarda dele se sempre foi ruim?" não sei , pergunte à Oscar Suarez, se ele conseguiu transformar o homem que venceu 29 lutas por nocaute consecutivamente num bailarino , creio que ele pode melhorar sua guarda. Popó trocando golpes com Diaz hoje , e não bailando em sua frente , teria vencido , por mais que levasse golpes , uma hora Diaz iria sucumbir ao poder de "punch" do brasileiro, pena que , mais uma vez , Oscar Suarez não sabia disso.
E ai vem a pergunta , o que raios Oscar Suarez sabia ? E eu respondo , ele sabia que não foi competente ao elaborar o plano de luta , essa era a única coisa que ele sabia! Pois bem , um técnico que não acredita no seu campeão , é apenas um técnico. Um técnico que acredita em seu campeão, é tão vencedor quanto ele , pois entre as qualidades de um campeão , estão a determinação e acreditar em seu potencial , e um técnico que passa isso pra seu lutador não é apenas um técnico, é praticamente um Pai. "Pai" com letra maiúscula , por que não é qualquer pai que aguentaria ver seu filho inchado , as vezes sangrando , tonto e praticamente morto e ainda orienta-lo para que volte e lute! Pai era Kid Jofre , esse sim não era apenas um técnico...
O mundo inteiro sabe , eu sei , você sabe , menos Popó sabe , que ele não se tornou um lutador melhor desde que largou Luiz Dórea, pelo contrário, sua essência como lutador foi destruída , sua pegada , praticamente anulada, seu talento desapareceu. Que grande técnico hein?
Como se não bastasse , nosso técnico em questão hoje, não sabe o que é coragem , ou o que é determinação, sequer e muito menos, sabe o que é CORAÇÃO!
Ele pode ser uma pessoa ótima , uma cara que se preocupa com a saíde de seu pupilo, mas não posso falar que um homem que destruiu uma direita devastadora é competente. Eu , com 18 anos e sem 1% da experiência de Popó que tem 31 , sei que ele não serve como técnico , pena que nosso campeão não percebeu isso.
Enquanto vemos um talentoso porém não pegador , Agnaldo Nunes , sendo treinado por Suarez, vemos também Dórea preparando uam legião de matadores, um exército de futuros campeões. É simples Dórea sabe sobre tudo o que eu falei aqui mais de uma vez, ele sabe como incentivar seu lutador, e pode não ser o técnico mais competente do mundo , mas foi um Pai para Popó! Sim , aquele pai com letra maiúscula.
O único lutador valente e pegador da programação de hoje que lutou em Foxwoods se chama Isaac Rodriguez, que por "coincidência" é treinado por Ulisses Pereira, aquele mesmo que queria saber aonde estava o CORAÇÃO de Popó...
Termino esse texto hoje pedindo desculpa à todos pelas minhas previsões furadas sobre o combate , tudo bem , eu mesmo me perdôo , fui ingênuo de pensar que quem entraria no ringue seria o Popó pegador e não o bailarino. Errei! Confiei que Oscar Suarez seria capaz de admitir o mesmo e pensar "Errei! " depois que Popó perdeu para Corrales, mas ele insistiu no erro, numa atitude que beira a estupidez.
Bom , mesmo sabendo que poucos irão ler , deixo aqui meu apoio à Agnaldo Nunes , com certeza um futuro campeão mundial , tem tanto talento que não precisa de seu treinador para vencer o combate ( ainda bem , pois estaria perdido). Deixo meu repúdio à Popó , que envergonhou o Brasil hoje, entrou no ringue com nossas cores, que saíram manchadas de sangue. Sua ingenuidade foi tanta , que saiu da luta pensando estar tendo uma atitude correta e com um sorriso quase bobo. E pensar que tudo isso foi culpa de uma preparação e um monte de instruções erradas de um técnico que manchou a trajetória de um campeão, pela segunda vez!
Agora vou tentar dormir, não sei se vou conseguir, creio que o homem tema do tópico com CERTEZA não irá conseguir ...

Obrigado à quem leu e comentou no blog que está chegando ao fim , as médias nas últimas matérias tem sido de 2 comentários, o blog da muito trabalho e se ninguém lê não adianta ficar aqui escrevendo . Um abraço, boa noite à todos!

25 comentários:

Anônimo disse...

aposentadoria ou uma mandança drástica na seu estilo, senão vai virar um novo maguila!

Unknown disse...

É...você disse tudo.

Unknown disse...

Ótimo texto, parabéns de novo...
Acho q depois de 1 ano parado ele deveria ter feito 1 ou 2 lutas com adversários de um pouco menos expressão para entrar nos trilhos de novo.
Eu só me pergunto se o Popó ainda vai ter ganas de seguir com sua carreira, mudando de treinador ou não. Ele simplesmente não fez nada na noite de ontem, estava totalmente perdido! Acertou apenas 2 vezes em cheio seu contricante, e nessas 2 oportunidades foi Juan Dias que partiu para o revide numa avalanche de golpes, e a guarda do Popó foi sua cara...

Unknown disse...

Falou tudo daniel...melhor texto sobre a luta que eu li até agora!

Anônimo disse...

Infelizmente fatores aleatórios podem ser decisivos na vida de um campeão..

Por mais que Popó tenha nascido para o ringue, a infelicidade de ter uma estratégia mal elaborada por um terceiro atrapalhou parte da sua brilhante carreira.

Muito bom o seu texto a respeito da luta.

Unknown disse...

O que houve ontem não foi boxe...Foi uma sessão de espancamento, o Popó foi treinado para não revidar e envergonhou o país! Parábens pelo texto, foi uma análise do que ocorreu e que muitos deveriam ler antes de chingar e desmerecer o Popó!

Anônimo disse...

Parabens ae pelo trabalho...

Quanto ao Popó só tenho a lamentar...

Guarda super baixa, só recuava, parecia que nem estava lutando...

Anônimo disse...

o popo nessa categoria eh um lutador normal sem pegada e sem resistencia quando ele era peso super penas ele era completamente diferente pegador rapido e agil essa mudanca de categoria foi a pior coisa que ele fez na carreira!!!

Anônimo disse...

mando bem brother
concordo com vc!!
axu q o boxe é 80% coração!!
=///
n sei o q q aconteceu mas o popó n mostrou isso.... o q na minha opniao foi culpa do treinador dele... q o disencorajou no momento q perguntou se achava melhor q o popó desistisse. eu no lugar do popó teria desistido tb. po... meu treinador q me preparou n acredita em mim???

Denison Nascimento Nobre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Denison Nascimento Nobre disse...

O Técnico dele pode saber de tudo, menos de BOXE!!
O Técnico manda o Pópó ficar batendo na linha de cintura do cara q quase o tinha nocauteado! Pra q? o cara é mais baixo, já é mais fácil pra ele acertar o popó na curta distância, ainda mais o popó batendo só na linha de cintura aí é q ele se abre mais para a entrada dos golpes do Diaz( qualquer um q tem a mínima noção de Boxe sabe disso, Menos o Oscar Suarez- o técnico- q deve entender mais de Balé q de Boxe).
Além de o Popó ficar o tempo todo recuando pras cordas e sem bater forte( su principal qualidade). GRANDE ESTRATÉGIA...
Esse técnico acabou com Popó Campeão,quis transformar um "Tyson" num "Ali"(dançando no Ringue, indo pras cordas e deixando os adversários baterem, com a diferença q o Ali tinha um "Queixo de Aço" nunca foi nocauteado. O Popó não foi feito pra isso, por isso q não deu certo.
Cada vez mais nas mãos desse cara o Popó foi piorando, e agora foi deprimente, é outro lutador, não é nem sombra do q foi!!!

Unknown disse...

Falasse tudo!
Parabéns daniel,e realmente se ele não mudar esse "técnico" a coisa vai fica complicada =/
Mais bola pra frente,quem sabe popó não volta a ser aquele POPÓ de antigamente!
Abraço!

Anônimo disse...

foi uma boa analise,a sua melhor.foi triste ver o popó desistindo e perdendo aquela luta,e eu que tinha apostado numa vitória do popó por nocalte no sexto round me enganei feio.vc disse tudo,agora é uma pena que agora vai lotar de gente xingando o popó de isso e de aquilo,parece que uma derrota apaga todo um passado do melhor pugilista do país.o pessoal xinga,xinga mas não sabe nada de boxe,não nego que fiquei com uma baita raiva mas fazer o que.parabens ao agnaldo nunes gostei pacas da luta dele,lutou muito bem.E pow Daniel não termina o blog não cara,oia eu faço uma propaganda,o que for pra chamar uma galera mas pow não terminar com isso é uma ajuda e tanta pra mim huahuahuauha.
Marcelo

Anônimo disse...

muito bom o texto.. concordo com vc
tirando a parte q ele manchou a bandeira do Brasil de sangue pq nem isso ele fez.. ele desistiu antes, num teve coragem de continuar na luta e msm q fosse nocauteado num seria tão vergonhoso

Anônimo disse...

além da péssima estrategia
o popó perdeu pela total falta de condicionamento fisico
ele desistiu pq nao tinha mais braço
espero q ele nao se aposente
e comece a treinar serio novamente
por isso q cada vez eu gosto mais do romario, pq ele se importa mais em estar jogando (q é o q ele gosta de fazer) do que em se aposentar "por cima"

e q o popó possa voltar para o lugar de onde nao deveria ter saido
pq ele é um campeao
apesar de tudo!!!

Anônimo disse...

Excelente texto daniel, axo q expressou oq todos nós sentimos depois desse fiasco. Só lamento pela decisão de abandonar o blog, eu mesmo muitas vzs nao comento pq quase sempre da problema para abrir a pagina de comentarios. Acho q vc deveria continuar com esse excelente trabalho q vem fazendo

Guilherme Tolotti disse...

O Popó até poderia ter continuado, mas ele já estava sem condições, um nocaute era bem provável... pra mim o maior erro foi de avaliação, de acreditar que estava em condições de enfrentar e vencer o adversário.

Anônimo disse...

Parabéns pela perfeita análise do ocorrido!
concordo plenamente.
Sou leitor frequente do seu site. continue com o bom trabalho.

Unknown disse...

O Popó não precisava desse técnico estrangeiro babaca, o Ulisses é um ótimo técnico se ele tivesse sido escutado talvez (enfâse no talvez) as coisas poderiam ter sido diferentes...

Gustavo Vieira disse...

Daniel novamente usando todo seu conhecimento e mostrandoo q eh entender de boxe........Parabens...

1º round ateh achei q daria KO, mais uma serie de fatores fizeram com q Popó fosse espancado por um lutador q naum tem direita, uma sequencia á lá Popó naum teria pra ele...................Baby Bull, El Torito uma ova......Esse cara nem de longe eh melhor q Corrales, Casamayor, Barrios, Castillo e muito menos Popó........

Anônimo disse...

amigo, com todo o respeito do mundo,não concordo com você.

já de muito tempo considero o tal Popó um lutador muito limitado tecnicamente; penso que boxeador nenhum pode viver de sua "pegada" unica e tão somente.

eu vi a luta e não me considero grande entendedor, mas fiquei emocionado com o que o Suarez fez; considero que ele teve peito para proteger seu pupilo que -mesmo seus fãs não podem negar, concorda?- estava muito mal na luta

não queria dizer isso, mas acho que esse Popó viveu um bocado da necessidade que os brasileiros têm de heróis; penso sermos um povo muito triste e envergonhado de nossa - de fato - envergonhante posição; daí a necessidade de ídolos que nos redimam

mais uma vez, amigo, com todo o respeito: pense um pouco na sua posição e reveja as coisas por um ângulo mais abrangente; será mesmo o Popó um lutador tão talentoso? Penso que Suarez quis protegê-lo e, se Suarez duvidou de Popó, ele próprio poderia acreditar em si mesmo, o que, pensou eu, não era o caso...

groox disse...

Daniel, só perdoe-me por ter esquecido de comentar:

seu blog é um espetáculo!
embora eu não concorde, especificamente, com o seu texto, fiquei impressionado com a quantidade, variedade e qualidade do blog; vou torcer para ele não acabar!

Anônimo disse...

Na minha opinião a derrota do Popó ocorreu pelos seus próprios erros,tudo bem ele nunca teve guarda mas tomar a quantidade de jabs que ele tomou com sua envergadura comparada ao Diaz é brincadeira,pelo lutador experiente que ele é,deveria ter tomado sua própria atitude e mudado isso.
Quanto a seu treinador eu também não gosto dele e ele erra principalmente em não motivá-lo e encorajá-lo do jeito que um pugilista merece, e eu falo isso pois apesar de amador já estive em uma situação igual a que ele esteve e a paixão me rendeu uma vitória por nocaute contra um lutador 10vezes mais experiente do que eu.
E eu prefiro perder por nocaute do que desistir do jeito que ele desistiu..

groox disse...

Embora eu insista nas limitações do tal Popó, gostei da visão do Alan

Unknown disse...

Cara o Popó deveria ter se preparado um pouco mais, ele tem condições e competência pra isto, é lamentavel e triste ver esse Grande Campeão cambaleando diante de um lutador que eu considero fraco, porém mais fraca foi a atitude daquele que diz Técnico, olha se colocasse o já falecido seu "babinha" (acho q é assim) pra treinar o Popó teria ao menos incentivado ele a dar a volta por cima, e tentaria mexer com os brios dele. Uma pena mas a derrota de Popó me deixou mt triste, espero q ele se prepare mais pra revanche se é que terá uma.
Abraços e parabéns pelo seu texto Daniel, ainda não conhecia o seu blog, mas achei mt interessante.
Valeu Tchê.