Vídeos da semana

Os vídeos que ficam à direita do vídeo foram alterados. Agora estão alguns trechos da carreira de Antonio Tarver , o Mason Dixon do filme "Rocky Balboa" (2006). Tarver , ex-campeão dos meio-pesados , está voltando aos poucos após derrota para Bernard Hopkins. Ele já lutou e venceu , agora quer desafiar ao título mundial novamente.
Assistam e divirtam-se!

quarta-feira, 4 de julho de 2007

A excelência do Boxe em Cuba!

As pessoas vivem se perguntando o por quê de nossos brasileiros no boxe olímpico do Pan 2007 estarem tão preocupados com o sorteio dos oponentes. A resposta é mais do que óbvia : Pegar um cubano na primeira fase é decretar, com 99.9% de certeza , que o competidor será eliminado. Obviamente são todos seres humanos , passíveis de erros . Nenhum adversário é invencível , nada nessa vida é impossível e acredito que torceremos da mesma forma , ou de forma ainda mais forte , se um brasileiro se deparar com um nativo da ilha de Fidel pela frente. Acontece que a escola de boxe cubana está anos-luz à frente de qualquer outra , servindo até para o boxe profissional , e com excelência.
Dificilmente as estrelas olímpicas que fugiram do socialismo para se tornar profissionais viram o fracasso à sua volta. Hoje em dia temos exemplos de profissionais ativos , que estão boxeando em alto nível e ganhando dinheiro como Joel Casamayor e Juan Carlos Gomez. Mas parece que estes dois , apesar do talento incontestável , não trilharam o caminho que eu , particularmente , acredito que dois cubanos , recém-libertados do regime ditatorial , trilharão. São esses Odlanier Solis e Yuriorkis Gamboa. Ambos foram medalha de ouro nos jogos olímpicos de Atenas em 2004.
Em Dezembro de 2006 , Solis , Gamboa e o super-galo Yan Barthelemy , desertaram da delegação cubana que estava na Venezuela , dirigiram-se à Colômbia , tomando um vôo para Miami e , por fim , assinaram contrato com um promotor alemão. Hoje residem em Hamburgo.
No dia 27 de Abril de 2007 , os três fizeram suas lutas de estréia como profissionais em sua nova casa , no mesmo evento. Durante esses combates Solis , Barthelemy e Gamboa , mostraram o fino do boxe cubano , principalmente Gamboa . É com muita satisfação , portanto , que disponibilizo os links à baixo com o vídeo e a descrição dessas lutas .

Odlanier Solis



Andreas Sidon , de 44 anos , tinha um cartel de 32 vitórias e 7 derrotas ,vencendo 26 por nocaute . Além disso Sidon foi campeão alemão e disputou vários títulos intercontinentais durante a carreira. Você deve estar pensando : "Esse promotor é louco! Colocar um estreante frente à um cara tão experiente é loucura". Pois bem , loucura mesmo foram os golpes aplicados por Solis e o fato de que , durante os 47 segundos de combate , ele não levou nenhum golpe. Bom , vejam com seus próprios olhos clicando no link à baixo.
Pesos-pesados: Odlanier Solis vs. Andreas Sidon


Yuriorkis Gamboa



Gamboa , o mais jovem dos três (25 anos) , foi campeão olímpico na categoria dos moscas no entanto , vem subindo gradativamente de peso , pelo menos foi o que fez em suas últimas lutas. No combate do vídeo à baixo , ele enfrenta Alexan Manvelyan que tinha já 7 lutas profissionais , tendo vencido 6 e perdido apenas uma. De qualquer forma , durante os quatro rounds do combate , o seu boxe foi anulado , e raramente ele chegou à acertar o cubano.
Pesos-Pena: Yuriorkis Gamboa vs. Alexan Manvelyan


Yan Barthelemy



Para mim o menos talentoso dos três , não passando de um lutador "normal" , apesar de ter a apuradíssima técnica , a velocidade e toda as táticas do boxe cubano. Nesse combate ele pegou um escadinha que tinha 19 derrotas e 6 vitórias.
Pesos Super-Galo: Yan Barthlemey vs. Ravil Mukhamadiarov

Viram por que temer os cubanos? O mais impressionante disso tudo não é a forma como lutam , a sua explosão , controle das ações no ringue , ou a habilidade elevada. O impressionante é fazer tudo isso contra profissionais experientes , que deveriam ser favoritos mas não são. Devido a vasta experiência e talento incomum de Solis e Gamboa , nem vale á pena lutar com "escadas" , principalmente no primeiro caso.
Tanto não vale que , após esses combates apresentados aqui , todos os três já lutaram novamente no dia 16 de Junho , na Turquia , novamente no mesmo evento. Barthelemy bateu por pontos Gennadiy Delisandru , cujo cartel era 14-12-1 , com 5 nocautes , na categoria dos super-galos , numa luta em 4 assaltos.
Gamboa , além de subir de peso , venceu um invicto. Araik Sachbazjan tinha 7 lutas vitoriosas , ganhando duas por nocaute , mas , sofreu um nocaute técnico nas mãos do cubano no 4° assalto da luta , que era programada para 6 rounds.
Odlanier Solis , venceu novamente por nocaute e novamente no primeiro assalto. Só que dessa vez ele precisou de 4 segundos á menos para acabar com seu oponente. Oponente aliás que tinha um cartel de respeito. Alex Mazikin tinha apenas uma derrota em dez combates , vencendo 2 das suas dez vitórias pela via rápida. Além disso tinha quase dois metros de altura , mas isso não foi suficiente para segurar a máquina cubana.
Agora , Solis e Gamboa , devem lutar no mesmo evento no próximo dia 6 de Julho (ou sexta-feira como quiserem) novamente em Hamburgo , palco de suas estréias. Solis enfrentará Aldo Colliander (12-1 , 5 ko's) . Já Gamboa lutará contra Joel Mayo (40-11 , 25 ko's) , campeão chileno que vem lutando como meio-médio! Prova de que Gamboa está dando apenas uma passeada pelas divisões de peso do boxe , antes de escolher uma e destruir todos que estiverem entre ele e um cinturão mundial.
O futuro deve reservar , para esses pugilistas , um título mundial em no máximo 4 anos. Além disso , Solis pode ser a salvação , o elo perdido da categoria dos pesados. Escrevam ai o que eu vou dizer agora e podem me cobrar no futuro : Odlanier Solis enfrentará Alexander Povetkin na maior luta de pesados dos próximos 5 anos!
Isso não está pra acontecer , e nem é o mais lógico , mas , somando-se os fatos e prevendo o futuro da categoria , é bem provável que ambos estarão no topo daqui á algum tempo e devem se enfrentar numa super-luta , se tudo correr da devida maneira.
Será que alguém se habilita à segurar os cubanos? Vamos torcer para que no Pan nossos brasileiros não tenham medo da derrota , apesar de que , após ver as lutas postadas aqui , creio que qualquer um ficaria numa situação , no mínimo , desconfortável.

* E vocês , o que acham?
Boxing World Brasil - Não Aceite Imitações!

6 comentários:

Anônimo disse...

Grande boxe cubano!!!!! sempre favoritos no boxe olimpico.
a respeito dos pugilistas apresentados,curti mais o solis pegou um adversario de respeito e experiente e acabou rapidamente com ele,tem futuro acredito eu.gamboa também me pareceu bom.

Yan Barthelemy não axei lá essas coisas,lutou com uns caras sem expressão,mas é esperar ele lutar com alguem de nivel pra ter uma avaliação melhor.

mas o que resta é torce para os brasileiros se sairem bem no pan.

Marcelo

Unknown disse...

Odlanier Solis: Um monstro, fiquei espantado com a pegada dele e como ele venceu facilmente um oponente até qualificado. Sem dúvida ele vai longe na categoria dos pesados!

Gamboa: Gostei muito do Boxe desse garoto, rápido e agressivo, esse vai longe com certeza. Nota para os murros que ele dava na guarda com o intuito de abrir para murros mais potentes!

Barthelemy: Pegou um adversário muito rápido, mas se mostrou muito tecnico e soube o que fazer o tempo todo!

Realmente os Cubanos estão com tudo, mas a esperança é a ultima que morre e no PAN espero que os Brazukas mostrem a determinação e com sorte nós ganhamos alguma coisa!

Unknown disse...

Ótima matéria mais uma vez, daniel! COm ctza o seu blog já eh o maior site sobre boxe no brasil, parabéns mesmo!

Voltando ao assunto...realmente, os dois pugilistas q vc destacou são muito bons. O Solis eu jah tinha visto, gostei muito, e como vc disse pode ser a "salvação" da categoria máxima.
O Gamboa ainda não conhecia não....mas me impressionou bastante, com certeza vai ter uma trilha de sucesso no mundo do boxe.

flww, abraçao

Anônimo disse...

Muito boa matéria, os cubanos, sobretudo Solis e Gamboa me animaram muito, ainda mais Solis q espero q dentro de algum tempo traga os holofotes novamente pra categoria dos pesados.

Guilherme Tolotti disse...

Ótima essa entrada dos cubanos no profissionalismo, esses gringos agora vão conhecer Cuba pelo boxe, hehehe.

Na luta de Solis, o oponente tinha um ótimo cartel que não persistiu aos seus golpes rápidos e precisos. Como foi muito rápido, infelizmente não pudemos ver todo o seu Boxe.

O Gamboa bate muito!! acredito no futuro dele contra adversários de maior projeção, ele mostrou agilidade e força.

Já o Yan Barthelemy lutou bem, mas se tiver um adversário melhorzinho, sei não...

A-m-e disse...

Olá, será que vc teria informações de onde eu poderia ir em Cuba para fazer uma semana de treinamento??? Se tiver por favor me informe no e-mail daniellyanine@gmail.com . Muito obrigada!!!