Vídeos da semana

Os vídeos que ficam à direita do vídeo foram alterados. Agora estão alguns trechos da carreira de Antonio Tarver , o Mason Dixon do filme "Rocky Balboa" (2006). Tarver , ex-campeão dos meio-pesados , está voltando aos poucos após derrota para Bernard Hopkins. Ele já lutou e venceu , agora quer desafiar ao título mundial novamente.
Assistam e divirtam-se!

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Pesos-Pesados : Declínio dos EUA ou ascensão da ex-URSS ?

Muito se tem falado sobre o fato da categoria máxima do boxe ter sido dominada por lutadores oriundos da antiga União Soviética. Nesse momento os quatro grandes títulos estão em posse de lutadores do leste europeu : FIB - Wladmir Klitschko (Ucrânia) ; CMB - Oleg Maskaev (Cazaquistão/Rússia) ; AMB - Ruslan Chagaev ( Uzbequistão/Rússia) e o recém coroado campeão pela OMB, Sultan Ibragimov (Rússia).
Várias críticas surgem por ai , muitos acham que essa é apenas uma fase que a categoria vem passando , seria apenas uma falta momentânea de um "plantel" de maior talento. Mas , certo questionamento vem em minha mente. Antes desse questionamento , devemos analisar alguns fatos.
Os países de governo socialista , não permitem a prática do esporte profissional , isso é óbvio pois , um lutador profissional de sucesso , ganharia bolsas altas e se tornaria milionário , o que é próprio do sistema capitalista , oposto ao socialismo. Logo , durante anos e mais anos , lutadores da antiga União Soviética não puderam profissionalizar-se e os lutadores de Cuba , até hoje não podem , ou não deveriam , se profissionalizar.
Enquanto isso , o boxe americano conquistava seus títulos e revelava nomes indiscutivelmente lendários na categoria máxima do esporte . Muhhamad Ali , George Foreman , Joe Luis , Mike Tyson , Rocky Marciano , Evander Holyfield são alguns exemplos dentre vários grandes campeões históricos.
Bom , ai sim voltamos ao questionamento argumentado anteriormente , será que os lutadores norte-americanos teriam tanto sucesso se o material humano da URSS não estivesse limitado ao território socialista?
Hoje em dia , revelações é o que não faltam nas terras do Tio Sam , em todas as categorias , mas , por que será que essas mesmas revelações não passam do ponto de protagonizar lutas paradas na ESPN americana? Por que , ultimamente , nenhum deles passa de uma promessa apenas? Será mesmo que a escola de boxe americana é superior às outras ?
No meu entender , os pesados estão sim em decadência , existe sim uma falta de talento pairando na categoria , mas creio que o fato da abertura para pugilistas soviéticos entrarem no boxe profissional não pode ser jogado fora ao se analisar a decadência dos EUA em si , no que tange a categoria principal da nobre arte.
Serão os Russos , Ucranianos e outros ex-soviéticos que formarão a nova escola do boxe nos pesos-pesados? Isso só o tempo dirá.
A qualidade diminuiu sim nas lutas entre pesados , mas será que isso é uma nova característica dessa divisão de peso , ou será que falta trabalhar de outra forma o material humano , tirando os lutadores da "puxação-de-ferro" e colocando-os à frente de uma boa sessão de manopla , deixando os pesados para quem , naturalmente , pesa mais que o limite dos cruzadores?
Talvez sim , talvez não , isso só o tempo dirá. E mesmo que seja uma solução temporária , será que quando obtivermos um ganho técnico nos pesos-pesados , a morte de Fidel Castro não jogará tudo pelo ralo? Sim , pois o fim do comunismo acarretaria a abertura do "mercado" cubano para o mundo do boxe profissional e Cuba , detêm a melhor escola de boxe olímpico no mundo. O cubano Odlanier Solis , fugiu de Cuba recentemente pela Venezuela e se erradicou na Alemanha. Esse medalha de ouro dos Pesados nas Olimpíadas de 2004 já fez sua estreia profissional e venceu , logo de cara , um campeão alemão Andreas Sidon que tinha um cartel de 31-7 (26 ko's) e 1,97 m de altura. Isso mesmo , essa foi a primeira luta de Solis e ele venceu por nocaute no primeiro round! Esse exemplo serve apenas como uma comparação , pois não se sabe o que o futuro nos reserva.
Afinal , será que os EUA decaíram , ou os lutadores da antiga União Soviética que revelaram seu potencial maior? Será que nossos ídolos teriam sido tudo o que foram se os cubanos e soviéticos pudessem ter convertido-se ao profissionalismo? Fica a questão , gostaria que vocês me ajudassem à responder.

*Comentem!
Boxing World Brasil - Não Aceite Imitações!

9 comentários:

Unknown disse...

Primeiramente, Parabéns pela matéria, está excelente.
Pois bem, é fato que na categoria dos Pesos Pesados não se têm o mesmo talento que outrora era comum, mas isso não justifica de forma alguma não ter nenhum americano como campeão dos pesados. O que justifica essa abertura do Boxe para outras nações é a globalização, países que antes apenas assistiam Boxe na televisão por não ter oportunidade, agora também lançam seus lutadores e provam que ninguem nasce com o sangue superior só por ter nascido nos EUA, pois estão adiquirindo seus títulos e rivalizando os Americanos de igual para igual. O fim de governos socialistas caso da antiga URSS, abriu espaço para essas nações buscarem algo mais com seu proprio esforço, coisa que o socialismo bloqueia, e se lançarem no Boxe e mostrarem que seu estilo também gera campeões.
A minha perspectiva do futuro do Boxe mundial é : A globalização acelerada, aliada ao fim de várias republicas socialistas que se abrem para o mundo globalizado vai fazer com que os campeões mundiais possam ser de qualquer país e vai haver uma queda enorme do dominio norte americano no Boxe.

P.S Se Cuba deixasse seus lutadores que são muito tecnicos se profissionalizarem, era só esperar pra surgir os campeões!

Anônimo disse...

idem ao jefferson,axo também que no futuro vai haver uma queda consideravel do dominio norte americano no boxe.respondendo a pergunta que vc deixou no ar,bem axo sim que os lutadores americanos cairam muito de nivel na categoria dos pesos pesados,isso é bem claro.assim como os sovieticos e cubanos são bons.agora sobre os nossos idolos bem,aew fiquei em duvida.é uma boa pergunta,mas axo que eles seriam considerados lutadores fantasticos mesmo assim.também como poderiamos ter outros idolos vindo de tais lugares,mas sei lá é relativo,só se tivesse acontecido mesmo pra falar com certeza.
otima materia.
Marcelo

Unknown disse...

É um declínio da categoria em si...acho q mesmo se não houvessem os lutadores da antiga URSS, a categoria seria muito fraca. Fica a torcida pra q seja uma fase efêmera, pois desde Mike Tyson e Lennox Lewis não vemos nenhum pesado que "abale" o mundo do boxe...
Parabéns pela matéria, excelente como sempre!

Lovesongs disse...

Eu acredito q mesmo se tivesse havido lutadores sovieticos e cubanos, alguns campeões seriam o que foram... como Muhammad Ali, Rocky Marciano, Evander Holyfield, entre outros.
Mais ao meu ver, realmente os pesos pesados americanos vem decaindo e ao mesmo tempo os ex-soviéticos vem progredindo. Minha esperança é Evander Holyfield!!!
Muitooooo boa essa matéria, parabéns!!!
Abrásss pra geral!!!

Anônimo disse...

belo artigo !! mas eu discordo porque com o nivel tecnico dos lutadores da ex-URSS eles não teriam chance contra os americanos das antigas !!!! Os cubanos eu boto fé , mas se fidel morrer cuba não vai se abrir não o irmão dele assume !!! mas é apenas minha opinião ... mas cuidado com o efeito Rocky balboa , Ivan Drago era bom , mas era filme . Então eu acho que esta ideia sovietica é influenciada em rocky balboa ... mas é apenas minha humilde opinião

Guilherme Tolotti disse...

Difícil saber o que o futuro nos aguarda, mas o que vc disse não parece teoria da conspiração, é bem possível.

Anônimo disse...

Cuba não vai se tornar capitalista do dia para a noite, mesmo com a morte de Fidel. Se ela se tornar capitalista vai ser um processo longo pois toda essa cultura comunista já está enraizada na cultura dos cubanos, haverá muita oposição. Mesmo assim eu acho que se houver um mínimo de abertura e liberdade para os boxeadores cubanos entrarem no profissional eles vão arrasar. Quando à antiga URSS, essa idéia proveniente do neocolonialismo impregnando a mídia de idéias contra o socialismo como o Ivan Drago, nada poderão fazer se seus lutadores não vencerem e não lutarem como campeões. Mas acho que o boxe cubano é imcomparável, eles são muito técnicos. Tenho um vídeo do mundial de boxe olímpico e fico impressionado com o nível técnico deles.

Anônimo disse...

Acho q a resposta correta a questão seria declínio dos EUA E ascensão da ex-URSS..

Anônimo disse...

Amiable fill someone in on and this mail helped me alot in my college assignement. Thanks you seeking your information.