Vídeos da semana

Os vídeos que ficam à direita do vídeo foram alterados. Agora estão alguns trechos da carreira de Antonio Tarver , o Mason Dixon do filme "Rocky Balboa" (2006). Tarver , ex-campeão dos meio-pesados , está voltando aos poucos após derrota para Bernard Hopkins. Ele já lutou e venceu , agora quer desafiar ao título mundial novamente.
Assistam e divirtam-se!

sábado, 2 de junho de 2007

Quem tem medo de Mike Tyson?


Em meados dos anos 80 , surgia nos EUA um boxeador diferente dos demais . Um jovem de 18 anos , com cara de mal , porém um anão para a categoria dos pesos-pesados. Imaginem-se na situação de um lutador que iria enfrentar um Tyson desconhecido. Você provavelmente teria uma altura de 1,90 m pra cima , e estaria prestes a dividir o ringue com um lutador de 1,78 m. Fora isso Tyson não era uma estrela do boxe amador americano , o que o levaria à crer que o baixinho de 18 anos à sua frente não é experiente. Pois bem , quem , nessa época , teria medo de Mike Tyson?
O tempo foi passando , e depois de destruir mais de vinte oponentes era chegada a hora de um já temido Tyson se tornar campeão mundial. Na luta contra Trevor Berbick , até então campeão mundial dos pesados pelo CMB , Tyson derrubou o adversário mais de uma vez com apenas um golpe no segundo assalto , para ser mais preciso três vezes , tomando-lhe assim , o cinturão.
Começava ai uma jornada sem volta , Tyson unificou os três títulos mais importantes do boxe na época (CMB , FIB e AMB) , mas sua principal conquista era ser aclamado como o "Homem mais malvado do mundo".
Voltando a um passado anterior ao da conquista dos títulos , Tyson já dava sinais de que , mais cedo , ou mais tarde , assumiria o posto que causaria medo em todo mundo. Em 1986 , após combate com Jesse Ferguson , Tyson declarou que tentava sempre atingir o adversário na ponta do nariz , assim poderia fundir o osso com o cérebro.
Pois bem , já nessa época , a resposta para a pergunta título desse artigo seria : "Qualquer lutador em sã consciência " .
O tempo passou , Tyson destruía à todos , ganhava milhões e virou um "superstar". Com isso surgiram os problemas , o comportamento recriminável e , somando-se todos os "desastres" que Tyson causava em sua própria vida , veio a primeira derrota. Em 1990 , na maior zebra da história das bolsas de apostas do boxe , Tyson foi nocauteado no décimo round por James Buster Douglas, em luta realizada no "Tokyo Dome" , na capital do Japão. Existiram muitas polêmicas sobre esse resultado , muitos , inclusive o autor deste blog , acharam que o knockdown que Buster Douglas sofreu no oitavo assalto teve uma contagem maior que a real , ou seja , o "azarão" teve mais tempo para levantar. Deixando essa parte de lado e voltando ao tema que é o título dessa matéria , nessa noite , quem teria medo de Mike Tyson? Eu respondo , todos , menos James Buster Douglas. Ele talvez havia sido o único adversário na carreira de Tyson , até o momento , que não teve medo da "fera" (apelido que Galvão Bueno dava à Tyson nos combates transmitidos pela Globo).
Após esses fatos , Tyson tentou voltar , mas a justiça americana o impediu , levando-o para a prisão. Após quatro anos , Tyson volta aos ringues e em duas lutas , reconquista uma versão do título mundial dos pesados (CMB) , ao bater o inglês Frank Bruno. Coincidência ou não , Bruno era conhecido por ser meio "medroso" , um lutador sem muita coragem.
Falando em medo , Tyson teve seus momentos de medo. Mesmo no amadorismo , quando Teddy Atlas o treinava , Tyson disse , certa vez , que estava com medo de um adversário . Teddy , sabiamente , lhe disse que o medo é bom , se você souber aproveitar-se dele. Mas , após vencer Bruno , um outro inglês estaria em seu caminho , Lennox Lewis. O leão da Inglaterra havia se tornado o desafiante numero um para disputar o título do Conselho Mundial de Boxe , até então , em posse de Tyson. Foi ai que aquele considerado o homem mais temido do mundo , acabou demonstrando que também tinha fraquezas , que também tinha medo! Tyson fugiu da luta , e abandonou seu cinturão para buscar o título pela AMB , contra um mediano Bruce Seldon. Mas , como diz o ditado , o mundo da voltas.
Logo depois de conquistar o título nocauteando Seldon logo no primeiro round, Tyson subiria ao ringue naquela que seria a luta que destruiria o mito . A sua frente estaria um ex-possível adversário , que , se não fosse a zebra nas terras orientais , teria protagonizado com o "Iron" Mike , uma das maiores lutas na época , que com certeza , bateria recordes de público. Um desacreditado Evander Holyfield havia sido escolhido como a "próxima vítima" de Tyson. Todos nós sabemos que não foi bem assim. Já sem causar o mesmo medo que causava em todos , Tyson tinha à frente um guerreiro que nunca teve medo de nada, que não demonstrou medo no combate , e que acabou por marcar um numero "2" nas derrotas do cartel de Tyson , ao acertar uma sequência devastadora , que obrigou o árbitro Mitch Halpem a interromper a luta no décimo primeiro assalto.
Sete meses depois , uma revanche (talvez a mais aguardada do boxe até hoje) foi realizada. Nessa fatídica noite , Tyson demonstrou que apesar do talento , tinha muito mais medo de Holyfield do que seu adversário tinha dele. Todos sabem que no terceiro round (assalto no qual Tyson vencia e tinha seu nome gritado pela torcida) , Tyson mordeu duas vezes a orelha de Holyfield e foi desclassificado. Foi fácil apontar como medo a razão que levou Tyson à fazer uma besteira dessas , mas não era só isso , a pressão , as cabeçadas de Holyfield e sim , o medo que Tyson estava com relação ao combate que o levaram a fazer aquela que seria a luta do século , tornar-se um fiasco.
À partir daí , a carreira de Tyson ficou desacreditada , lutando com oponentes de segunda , parecia que Tyson nunca mais voltaria á um grande combate. Parecia apenas , pois em 2002 Lennox Lewis não teve o famigerado medo de Tyson e deu a oportunidade de uma última "super-luta" na carreira do ex-campeão.Tyson queria voltar à posição de um homem louco e que deveria ser temido. Muita confusão foi plantada para promover o combate e a imagem de destruidor de Tyson. Deu certo pois a luta bateu os recordes de bilheteria na época (17 milhões , superados 5 anos depois pela luta recente de Floyd Mayweather e Oscar De La Hoya).
Mas Lewis , como já foi dito , não tinha medo algum do adversário e o "mito" caiu no oitavo round , após ter sido castigado duramente durante o combate. Estava acabado , ninguém mais tinha medo de Mike Tyson...
Nem lutadores medíocres como Danny Williams , que deu sorte ao lutar com o ex-campeão , e Kevin McBride , que acabou por encerrar a carreira de um já desgastado Tyson , o temiam mais.
A vida de Tyson hoje está em declínio , esperando julgamento , em reabilitação quanto ao vício em narcóticos , proibido de sair de seu estado residente e , mesmo depois de 545 milhões em rendas geradas , e cerca de 300 milhões em patrimônio próprio , Tyson está com dívidas e a pouco tempo decretou falência particular (prática permitida nos EUA). Simplesmente perdido no mundo.
Nesse momento eu retomo a pergunta do título e peço que pensem , hoje , quem tem medo de Mike Tyson?

*Gostou ? Comente! Não gostou? Comente também!
Um abraço aos fãs do boxe!
Boxing World Brasil - Não Aceite Imitações!

24 comentários:

Anônimo disse...

Putz bem legal a matéria Daniel!!
Mas só digo uma coisa, eu teria muito medo de cruzar com ele num beco escuro hauuahahu
Abraço a todos

Anônimo disse...

bela materia !!!!!! realmente digna de elogios !!!

Unknown disse...

Muito boa a matéria!
eu teria muito medo de cruzar com ele num beco escuro hauuahahu[2]
O que faltou para o Tyson foi psicologico! Foi simplesmente superado por seus próprios pecados que o consumiram e quando pegou alguem que desconsiderava o medo, Tyson sentiu medo! Tyson não conseguiu e nem vai conseguir se recuperar porque é um lutador sem cabeça, que deixou o medo superar o coração.

Anônimo disse...

ficou bem legal a materia,mas não sou nem um grande fâ do tyson,sempre preferir o holyfield.mas realmente ficou muito legal.bah eu ainda tenho bastante medo do cara,e assim como as caras falaram já pensou lá num beco escuro e um maluco com o dobro do meu peso arrancando minha orelha a dentadas?nossa me cagava todo uhahuahuahuauhauhauhauh
mas avaliando bem ficou entre as melhores essa materia,axo que devia fazer mais algumas nesse estilo.
Marcelo

Daniel Andrade disse...

Blog exelente, matéria perfeita...

Parabens mesmo Daniel, cheguei até a sentir o gosto do passado a cada luta descrevida a cada momento passado... muito bom mesmo, parabens de volta!

Fazia tempo que eu não via uma matéria tão boa assim!

Fred Ramos disse...

Pra mim, o tyson hoje é o simbolo de que querer dar uma de bomzao não leva ngn a lura nenhum. Um lutador tem que ter a cim de tudo humildade, nunca se julgar melhor que os outros, pq sempre alguem vai conseguir ser melhor que vc, o que ocorreu com o tyson, hoje ele e o que ? um simples nada. Depois disso alguel vai querer ajudar ele? Pra que? tyson depois de tudo, ta sozinho no mundo, só ele e deus. Tyson ta acabado.
valeu

Lovesongs disse...

Po boa matéria fiiih...
Mais sei u q ninguém entede é que tyson era assim (problemático), mais poucos vem u q ele passou na sua infância e muita gente diz q ele ainda foi bem, de alguém q era pra ser um criminoso.
abrásss!

Lovesongs disse...

Po boa matéria fiiih...
Mais sei u q ninguém entede é que tyson era assim (problemático), mais poucos vem u q ele passou na sua infância e muita gente diz q ele ainda foi bem, de alguém q era pra ser um criminoso.
abrásss!

Luiz Leão disse...

Muito boa materia.
e respondendo a pergunta final.
acho q nenhum lutador bom hoje teria medo dele. Mas sem duvida deveria ter muito respeito pois ele merece.
Grande Tyson

Anônimo disse...

** PRESTEM ATENÇÃO NESTE COMENTÁRIO **

Pra mim esta foi a melhor matéria apresentada até aqui. É claro que as outras tem um foco mais jornalístico, ou seja, transmissão de novidades e críticas, mas eu gostei mais dessa porque sou historiador e sei da importância da história para qualquer coisa, inclusive o esporte.
Essa matéria traça um perfil histórico de Michael Gerard Tyson dentro da linha psicológica do medo.
Eu sempre procuro ver lutadores como uma consequencia gerada a partir de uma sequencia de fatos. O que quero dizer é que os EUA, Cuba, Porto Rico e outros países que lançam bons boxeadores primeiramente porque conseguem fazer com que o boxe seja apreciado internamente. Mike Tyson dificilmente seria o incrível boxeador que foi se não fosse apanhado por seu primeiro treinador e tivesse sido contagiado por um ambiente que o propiciasse a crescer como pugilista.
A falta de identidade é um limitador, e o Brasil reage muito bem a essa falta de identidade, parece que o futebol contagiou e contagia tanto que o resto é resto, mesmo assim o Brasil lança talentos, mas acho que o fator identidade está sendo muito esquecido.
É por isso que o trabalho do Daniel é mais importante do que talvez até ele mesmo pense, a criação da identidade é mais facilmente construída quando vem de baixo pra cima, exatamente como está acontecendo aqui.
Fiquei muito feliz quando entrei no google e digitei "Adailton de Jesus ESPN" e o primeiro site que veio foi este blog.

groox disse...

incrível tb é como o Tyson GANHOU e depois PERDEU tanto dinheiro!



...e parabéns ao Daniel pela matéria! claro!
:-)

Unknown disse...

Excelente matéria Daniel, parabéns!
Abraço

groox disse...

Vocês deixam eu babar um pouco???
Mais de uma vez já ouvi dizer q o maior ídolo do Tyson, o cara em q ele se inspirou p caramba, o cara q ele tinha um monte de vídeos das lutas (q ele estudava) era...

ÉDER JOFRE!




Não sei se é verdade, alguém confirma?

Daniel Leal disse...

groox , olha cara , acho q essa informação não procede , pois nunca ouvi falar dela!
mas , naum me admira se for esse o caso não , éder jofre eh uma inspiração para qualquer um e se o Tyson assistia seus vídeos , o fazia muito bem , pois as lutas do Éder eram aulas de boxe!
s evc puder confirmar com fontes confiáveis essa história seria ótimo cara ,inclusive para nosso boxe!
obrigado por contribuir
um abraço!

Guilherme Tolotti disse...

Daniel, respondendo à sua pergunta, eu não tenho medo do Tyson, tenho 70 kg mas largo na mão com ele!!!

Hehehe, muito boa a matéria, abraço!

Marco Aurélio disse...

Tyson perdeu pra si mesmo, seu psicológico o derrotou.Talvez tenha sido por sofreu muito no passado.
Exelente Matéria, valeu.

groox disse...

Daniel
vou procurar sim, já ouvi isso mais de uma vez!

Marco Aurélio
eu li a matéria e fiquei pensando o mesmo depois: seria grande parte do q o Tyson fez devida a um jogo psicológico?? Quero dizer, o Ali fazia um pouco disso, provocando os adversários, não?
De qquer maneira, a matéria, em torno do tema MEDO ficou muito instigante

groox disse...

Daniel, recorrendo à minha desgastada memória e ao Google, eu achei isso, olha:

http://www.gazetaesportiva.net/porondeanda/outros/eder_fofre.htm



Diz o autor, Nelson Cilo:
(...) Eder Jofre aposta no futuro de Popó, que segue os rastros de um mestre que já serviu de referência até para Mike Tyson.

Daniel Leal disse...

Legal saber disso groox , nosso Èder serve de inspiração para qq pugilista!

Anônimo disse...

Daniel, acho que me lembrei onde VI uma vez referência sobre a admiração (e inspiração) do Tyson pelo Éder Jofre: existe um documentário sobre o Éder que passou uma vez em um programa da TVE do RJ q se chama CADERNOS DE CINEMA.
Este programa tem como característica convidar 4 pessoas ligadas ao filme para debatê-lo, após sua exibição; pois bem, no dia da exibição do filme do Éder Jofre, eu ACHO que me lembro de um dos presentes (era um senhor, mas não me lembro o nome ou o que ele fazia no Boxe) comentou que o Tyson havia procurado vídeos de todas as lutas do Éder e estudado-as ultra-cuidadosamente.
Se conseguir lembrar mais eu posto em outros tópicos pq este vai ficando para trás... :-)
Abraço

Anônimo disse...

ah, eu sou o GrooX, mas o Blogger não está me dando opção aqui...

Daniel Leal disse...

blz groox , continue comentando aki no blog
e muito obrigado pelas informações das quais eu naum tinha acesso, muito obrigado mesmo
abraços

Anônimo disse...

Tyson foi um miudo muito traumatizado. Tudo o que lhe aconteceu era +/- previsivel. Fala-se agora que nao vale nada como boxeador, é um total falhado. Mas nao acho, acho que poderia usar sua experiencia para criar e treinar um grande boxeador. Digo-o, sem quaisquer problemas, que sou grande fã de Tyson.

João Pedro disse...

Esse foi um dos maiores de todos os tempos